O silêncio de uma vida quando se chega na terceira idade
Estou aqui sentada pensando na vida e também na terceira idade, ontem estive fazendo uma visita na casa de idosos de minha cidade na companhia de minha amiga Fernanda .
Chegando lá encontramos alguns idosos ( Terceira Idade) bem motivados pelo som de uma gaita, de um rapaz tocando violão, outros com seus olhares perdidos no tempo com olhos lacrimejados pela dor da saudades de seus entes queridos.
Pensei em escrever algo sobre motivação na terceira idade, mas falar sobre motivação para eles, parece até mesmo sem propósito, visto que a visão que se tem do idoso quando vamos visita-los, chega à beira do desprezo e a humilhação. Para muitos, entrar na terceira idade se torna motivo de tristeza, angustia e até parece piada.
Olhos se perdem no nada, quando o Alzheimer é tudo que se tem na velhice
Me senti muito comovida por algumas histórias de vida de alguns deles ali. Algumas histórias ainda estão em minha memória…como o olhar perdido dos olhos azuis que olham para o nada, perdida dentro do seu “eu” por causa do Alzheimer e muitos outros esquecidos por seus familiares. Encontramos também alguns que perderam o senso e seus propósitos. Uns vivem nostálgicos com o passado, outros amargurados com o presente e desiludido pelo futuro. Muitos já perderam o interesse pelo o que a de vir, começaram a envelhecer e morrer antecipadamente.
Quando se atinge a terceira idade, são tratados como se fossem lixo humano desprezado pelos familiares
Alguns idosos que estão ali, foram colocados pelos seus parentes como se fossem lixo humano, onde as famílias depositam lá seus estorvos. Encontrei ali um senhor com seus 72 anos de vida, com sua mente jovem , que nos deu um ensino sobre a sociedade. Fomos para visita-los e saímos de lá com um aprendizado a mais .
Muitos idosos daquele asilo, sente-se como se estivessem em desertos, e que poderiam fazer grandes coisas se alguém lhe desse a oportunidade e eles ousassem aceitá-la! Muitos tem sonhos interrompidos por alguns de seus familiares que se acharam incapazes de ajuda- lós. É possível realizar grandes feitos, mesmo após os 60, 70 ou 80 anos ? Eu creio sim, se Deus estiver junto, aquilo que é impossível vai se tornar possível. Basta crer, confiar e arregaçar as mangas. Se achar um cajado por perto dando sopa, ajuda um bocado… (risos).
Ninguém escapará da velhice pois a idade chega para todos sem excessão.
Mas minha pergunta é: Será que o ser humano tem data de validade, ou grau de obsolescência e não estamos sabendo? Sabemos que a idade chega para todos, não adianta tentar fugir disso. Pintar os cabelos, aplicar Botox, suavizar as rugas, nada disso atrasa o tempo, apenas disfarça. Há algum tempo, eu tinha apenas alguns cabelos brancos em meio aos pretos. Hoje, a coisa está começando a ficar “preta” para o meu lado aliás está ficando branca… Sabe, é só uma leve impressão, mas estou desconfiada que eles – os cabelos brancos – vão acabar ganhando essa batalha (contra os cabelos pretos) mais cedo ou mais tarde…kkk
Mas quero que você entenda: quando nascemos, foi traçada uma linha do tempo para nós, nascer, crescer, amadurecer e morrer, que é o normal da vida. Só envelhece quem está vivo, essa é a regra. Se alguém não está envelhecendo, é porque ou não nasceu ou já morreu. Fomos projetados para isso, eu fui, seu pai, sua mãe, seu vizinho, seus amigos e até seus inimigos. Envelhecer, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma maldição, É uma benção.
Envelhece tem amargurado e angustiado a muitos
Mas Infelizmente, por conta dos péssimos exemplos que temos visto na sociedade, conforme vamos perdendo nossa juventude naturalmente nós vamos ficando angustiados e amargurados com a vida. Mas, como as frutas, nós também vamos (deveríamos) ir melhorando conforme amadurecemos. Uma vida bem vivida sempre é uma vida prazerosa e envelhecer faz parte disso (o amadurecer). Quando chegar o nosso tempo de velhice possamos fazer do nosso asilo uma ilha de Patmos. Que possamos ver os céus se descortinando em novas cores e sons com figuras jamais vistas.
Que possamos preservar uma atitude mental positiva, apesar do avançar do tempo; e olhar com esperança para o futuro, mesmo se a vida pareça chegar a um beco sem saída.
E que possamos ter uma velhice mais digna. Manter a mente jovem, mesmo que ela esteja dentro de um corpo velho e cansado, porque no fim das contas, é ela (sua mente) quem comanda. Olhando sempre para o alto na esperança de dia conquistar a terra prometida.
By Miriam Silva